Cantarinha Namorados

TC-04

Novo

A Cantarinha dos namorados é uma das peças mais emblemáticas e tradicional da olaria de Guimarães e do artesanato produzido nesta região do Minho.

9,90 €

Cantarinha dos namorados em barro (sem mica polvilhada)

 

 

Também conhecida por cantarinha das prendas, a cantarinha dos namorados é normalmente feita em barro e polvilhada de mica branca.

Nesta peça a cantarinha grande que simboliza a esperança, o futuro e a abundância que o casal espera conseguir na vida, já a cantarinha pequena que simbolizam a vida real e as pequenas ou dificuldades felicidades do dia-a-dia, é esta cantarinha pequena que vai ajudar a encher a grande.

 A Cantarinha dos Namorados ou das Prendas e o Lenço dos Namorados têm em comum o facto de serem símbolos de aceitação ou rejeição a um pedido de namoro ou a um pedido de noivado. Num ritual de pedido de namoro ou noivado quando um rapaz oferecia esta cantarinha a uma moça, ela ou aceitava ou recusava. Se recusasse o namora não era aceite pela moça. Se ela aceitasse o namoro dava-se início à relação amorosa, embora o anúncio do noivado apenas fosse anunciado caso houvesse consentimento dos pais.

Era dentro da Cantarinha que depois era colocado o dote/ofertas da moça tais como fios de ouro, cruzes, cordões ou relicários ou outros bens que seriam posteriormente os bens da noiva.

A Cantarinha dos namorados é uma das peças mais emblemáticas e tradicional da olaria de Guimarães e do artesanato produzido nesta região do Minho.

Arte do Povo artesanato do minho Artesanato Online