Espigueiro

JM-07

Novo

Miniatura de um espigueiro característico do Alto Minho

31,50 €

 

Os espigueiros, ou canastros como também são conhecidos em algumas regiões São compostos, normalmente, por quatro pilares de granito, com uma considerável inclinação para o exterior nas quatro paredes, assentam numa base intermédia de granito, que por sua vez assenta no pegão feito de pedras revestidas a alvenaria ou madeira. Em casos raros  os topos da base apresentam motivos ornamentais lavrados no granito, por vezes com a data de construção. Por norma possuem duas portas nas extremidades para colocar e tirar as espigas. As paredes e portas são feitas de madeira ripada, que em conjunto com a inclinação das quatro faces lhes confere o característico aspecto. O telhado é composto por duas águas. São cobertos por telha tipo Marselha os de duas águas.

     Estes Espigueiros ou caneleiros, conforme a região onde eles se encontram, normalmente estão associados a uma eira e a um palheiro, na eira malhava-se e secava-se o milho oriundo do espigueiro, no palheiro guardava-se as canas do milho e as capelas ou folhelhos, para no inverno servir de pasto aos animais.

Esta peça de artesanato produzida em madeira é um bom exemplo de um espigueiro com as características anteriormente referidas.

 Dimensões aproximadas:27cm x 12cm x 24cm

 

 

 

Arte do Povo - Artesanato Online