Santa Lúzia

EP-56

Novo

Santa Luzia produzida artesanalmente em grés com a altura aproximada de 15,5 Cm

19,00 €

Santa Luzia produzida artesanalmente em grés com a altura aproximada de 15,5 Cm.

 

 

Santa Luzia, a protectora da visão e dos olhos

 

 Originária de  Itália, Santa Luzia pertencia a uma rica familia de Siracusa, tendo recebido formação cristã, levando-a a fazer um voto de viver virgindade perpétua. Com a morte do seu pai, Santa Luzia teve conhecimento que sua mãe queria que ela casasse com um jovem de uma  família distinta, porém pagãos.

Entretanto, a sua mãe adoeceu gravemente e Santa Luzia, devota de Santa Águeda  levou a  sua mãe à tumba da santa. Assim, sua mãe recuperou a saúde como que milagrosamente e acabou concordando que a filha seguisse o seu voto cristão, consentindo também, que distribuísse os seus grandes dotes entre os pobres.

O noivo sentindo-se rejeitado vingou-se e entregou Santa Luzia como cristã ao procônsul. Este ameaçou Luzia de colocá-la a seguir uma vida de mulher fácil ao serviço do prazer dos homens. desta forma a sua resposta foi: "O corpo se contamina se a alma consente". Assim sendo, dezenas de soldados tentaram carregá-la, mas o corpo de Luzia pesava muito, nada conseguindo. Contam que enquanto estava presa, arrancaram-lhe os olhos, mas no dia seguinte estavam novamente intactos. Por este milagre é que ela é venerada como protetora dos olhos.

Santa Luzia, não querendo oferecer sacríficio ao deuses e nem quebrar o seu santo voto de castidade, foi decapitada em 303, para assim testemunhar com a vida - ou morte - o que disse: "Adoro a um só Deus verdadeiro, e a ele prometi amor e fidelidade".

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Arte do Povo - Artesanato Online